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Primeiros passos para criar um e-commerce

A ideia de criar um e-commerce disponível 24 horas e que pode atingir clientes de diferentes localidades é algo que enche os olhos de empresários que possuem lojas físicas.

Uma pesquisa feita pelo Google e encomendada pela Forrester apontou que o setor de e-commerce irá dobrar sua participação no faturamento nos próximos 5 anos, crescendo em média 12,4% ao ano até 2021, um total de 85 bilhões de reais.

Mas cuidado, muitos empreendedores acabam não se planejando e fechando seus negócios antes mesmo de começar a vender.

E você? Tem vontade de abrir seu próprio negócio online?

Continue a leitura abaixo e veja nossas dicas valiosas para criar um e-commerce do zero.

1. Monte um planejamento

Antes de criar um e-commerce e divulgar sua marca, você precisa se questionar sobre alguns itens básicos.

  • Qual produto você irá vender?
  • Quem será seu consumidor?
  • Quanto você terá de orçamento para compra de produtos?
  • Qual valor você terá disponível para ferramentas de trabalho.
  • Quem serão seus fornecedores?
  • Quais serão as formas de pagamento?
  • Planeje seu estoque para não faltar nada.
  • Fique atento à logística.

Faça pesquisas de mercado para ter todos esses tópicos respondidos. O planejamento é o ponto chave para o início do seu projeto e ele será o pontapé inicial para uma loja online de sucesso.

Tendo esses tópicos respondidos, siga para o próximo passo.

2. Conheça seus concorrentes antes de criar um e-commerce

Entender seus concorrentes é crucial para entender o que sua marca oferece de novo e exclusivo para o cliente e o que ela precisa ter para alcançar destaque.

Portanto, entenda o seguimento dos seus produtos, encontre os nomes dos seus concorrentes e faça uma pesquisa abrangente sobre tudo o que eles oferecem.

Visite as redes sociais, sites, simule um atendimento como se tivesse dúvida sobre algum item ou serviço, se possível faça ou chegue às etapas finais de compra no site e verifique as formas de pagamento que o cliente oferece.

Após fazer isso, anote os prós e contras numa planilha e faça a mesma coisa com sua empresa.

Dessa forma será possível encontrar quais são os pontos fortes e fracos, tanto da sua empresa quando dos seus concorrentes.

3. Identifique e conheça seu público alvo

Saber onde está seu público alvo tira seu e-commerce do zero e faz ele avançar vários pontos.

Entenda quem é seu cliente, como ele se comporta, o que ele exige, quais são suas necessidades, problemas e emoções. Verifique se ele possui a forma de falar mais descolada ou mais conservadora.

Esse será um grande passo para você iniciar a divulgação da sua loja, conquistar os primeiros leads e dar início às suas primeiras vendas.

4. Invista em Marketing Digital

Sabendo onde seu público está, é hora de investir na divulgação da marca.

O marketing digital traz uma série de estratégias e ferramentas que ajudarão você a impulsionar sua marca no mercado.

Invista em redes sociais e marque presença nelas. Aproveite as mídias grátis e pagas como Google, Youtube, Facebook entre outras. Monte promoções relâmpago ou em datas comemorativas.

 O marketing traz uma infinidade de possibilidades que muitas vezes de maneira simples faz suas vendas crescerem rapidamente.

Montamos um artigo sobre como utilizar o marketing digital para alavancar suas vendas. Confira!

5. Invista no atendimento ao cliente

Se você analisou seus concorrentes corretamente, com certeza simulou uma conversa no chat para ver como eles te tratam.

Personalize seu atendimento na linguagem que ele fala.

Um grande exemplo de atendimento personalizado é a loja Kabum.

A Kabum traz o slogan nos canais de comunicação de “atendimento ninja”, tratando seus atendentes como ninjas e personalizando algumas partes do site.

Montamos um artigo completo que traz mais informações da importância do atendimento em um e-commerce.

Confira!

Hoje em dia algumas plataformas como a Vtex facilitam muito o trabalho de e-commerce, melhorando a experiência do com várias ferramentas de gerenciamento de vendas e atendimento ao cliente.

Nós da Meest somos parceiros Vtex e trabalhamos de forma integrada, oferecendo dados em tempo real para que você controle suas vendas e atinja seus objetivos cada vez mais rápido.

Nosso inovador software oferece diversos relatórios para que você mantenha seu planejamento de forma adequada e consiga fazer comparativos periódicos identificando sua queda ou crescimento e resolvendo potenciais problemas em seu e-commerce.

Gostou da ideia?

Você tem um e-commerce ligado à Vtex?

Se as respostas foram sim, clique aqui e teste o Vdash por 7 dias totalmente grátis.

Até logo!

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