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DicasE-commerce

5 erros comuns no e-commerce

Ter um negócio on-line se tornou uma alternativa para muitos empresários. Porém, muitas vezes, por falta de experiência, os empreendedores cometem alguns erros no e-commerce e isso pode trazer sérias consequências.

A oportunidade de se ter uma loja aberta 24 horas por dia, sete dias da semana, sem a necessidade de contratar uma equipe de vendas, são benefícios que enchem os olhos de qualquer um.

Neste artigo, vamos mostrar alguns erros comuns no e-commerce que podem estar afetando suas vendas e reduzindo sua margem de lucro sem que você perceba.

Confira!

1. Detalhamento de produtos

Deixar claro os detalhes dos produtos pode ser umas das principais chaves para alavancar suas vendas.

Alguns sites acabam perdendo vendas simplesmente por colocarem poucas fotos ou fotos que não mostram detalhes do produtos e ainda descrições com poucas ou nenhuma informação.

Sempre que for publicar algum produto é necessário pensar como se você fosse um cliente indo fazer compras em uma loja física.

Quais detalhes você gostaria de verificar? Quais dúvidas você gostaria de tirar? O que é necessário saber para chegar à decisão da compra?

Pensando nisso, coloque todas as respostas no detalhamento dos seus produtos ou serviços.

Outro exercício que pode ser feito é o seguinte:

  1. Pense em algum produto que você vende em seu e-commerce.
  2. Procure por ele em 5 e-commerces diferentes.
  3. Verifique todos os detalhes e fotos disponíveis.
  4. Volte ao seu site e veja se não está faltando nada.

Fazendo isso, é possível verificar se a descrição que você coloca atende as necessidades dos seus clientes e levantar informações relevantes sobre a forma de trabalho da concorrência.

2. Formas de pagamento

Limitar as formas de pagamento é outro erro bem comum em um e-commerce.

Imagine que você está indo em uma loja apenas com o cartão de crédito na bolsa.

Chegando lá, você passa alguns minutos escolhendo os produtos e quando chega no caixa… Surpresa!

A loja aceita o pagamento apenas em dinheiro.

Diante dessa situação não restam alternativas a não ser devolver o produto, sair da loja e procurar outro local que aceite cartão de crédito como pagamento.

É exatamente assim que acontece em um e-commerce.

O problema é que muitas vezes você acaba perdendo esse cliente “para sempre”.

Mesmo que o site disponibilize futuramente novas formas de pagamento, esse cliente, ao fazer uma busca do produto, associará a marca à experiência de indisponibilidade da forma de pagamento do passado, e provavelmente nem entrará em seu site.

Portanto, ofereça o máximo de formas de pagamentos possíveis para aumentar ainda mais a oportunidade de vendas aos seus clientes.

3. Páginas com problemas e demora no carregamento

Sempre teste suas páginas após a criação ou inclusão de algum produto no site.

Verifique o tamanho de suas imagens e teste o carregamento de cada aba.

Um estudo feito pelas empresas Shopzilla e Firefox mostrou que a satisfação dos usuários dependia do tempo de carregamento das páginas e que apenas meio segundo de delay podia gerar queda de 1% na satisfação dos usuários.

Páginas que não funcionam em um e-commerce acabam sendo um erro gravíssimo.

Sempre que possível, faça testes periódicos para verificar se não ocorreu nenhum problema em nenhuma atualização e se tudo está funcionando bem.

4. Site não responsivo

A 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas na FGV concluiu que hoje em dia, o Brasil possui 230 milhões de smartphones ativos e que 80% dos brasileiros fazem compras por eles.

Portanto, verifique se seu site está no formato responsivo e se a experiência do usuário está boa.

Para fazer esse teste, peça para alguns amigos ou familiares entrarem em seu site dos próprios celulares e espere o feedback. Com essa pequena pesquisa você pode entender alguma possível dificuldade do cliente e com isso, aumentar suas vendas.

5. Dificuldades no contato ou com o suporte

Sabemos que e-commerce trata-se de uma loja on-line e sem vendedores.

Porém, é importante lembrar que os clientes podem ter dúvidas ou dificuldades que precisam ser tratadas e respondidas.

Fique atento em deixar claro, e em mais de um local do site, alguma forma de contato, atendimento e FAQ. 

Isso passa segurança ao cliente e gera fidelização.

O atendimento é uma das principais chaves para se ter um e-commerce de sucesso.

Escrevemos um artigo que mostra a importância do atendimento em um e-commerce.

Apresentamos aqui alguns dos principais erros mais comuns em e-commerce.

E você?

Conhece algum outro que acha importante acrescentar?

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Até logo

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