Assine agora e ganhe 30% OFF no plano anual!

DicasE-commerceTools

A importância dos relatórios de vendas no e-commerce.

Neste artigo vamos mostrar qual a importância dos relatórios de vendas no e-commerce e indicar algumas métricas importantes para análise.

Sabemos que o setor de vendas é um dos setores mais importantes da empresa.

Porém, mais importante que ter uma boa equipe do setor, é estar atento aos resultados para identificar qualquer possível necessidade de melhoria.

Essa é exatamente a importância de um relatório de vendas para seu e-commerce.

Com ajuda dele, é possível identificar quais produtos estão vendendo mais e ou menos, qual melhor época para efetuar vendas de determinados produtos, definir metas, entre outros fatores.

Neste artigo, vamos te mostrar o por que é tão importante estar atento aos dados, como ter um relatório de vendas, quais métricas podem ser aplicadas e qual papel ele tem para te ajudar a melhorar seus resultados. Confira.

Por que ter um relatório de vendas no e-commerce?

Porque essa é sem dúvida a melhor forma de monitorar por qual caminho seu negócio está andando e quais decisões tomar de forma assertiva.

Através dele você conseguirá ter informações atualizadas, organizadas, monitorar e identificar os carros chefes da empresa, verificar se o investimento em determinado produto está valendo ou não a pena ou se algum processo possui algum tipo de falha.

Periodicidade dos relatórios.

A periodicidade dos relatórios vai depender da necessidade e do momento em que sua empresa está.

Para um e-commerce que está iniciando, o mais indicado é ter relatórios com uma periodicidade menor como semanal ou quinzenal, para identificação rápida de qualquer problema.

Assim, é possível identificar qual estratégia está dando certo e se as vendas estão aumentando. Após manter uma estabilidade e segurança, os períodos podem ser alterados para mensais e anuais.

É comum uma empresa gerar e acompanhar relatórios com mais de uma periodicidade para fazer comparações. Por exemplo:

Extrair o relatório semanal para estar alerta para qualquer ajuste ou manutenção no site, onde quanto antes identificado o problema melhor, e extrair o relatório mensal com a finalidade de comparação com o mês anterior e verificar se alguma campanha publicitária ou investimento realmente trouxe resultados.

Relatório de vendas e os outros setores da empresa.

Quando falamos de relatório de vendas pode parecer que ele serve apenas para os gestores e equipe de vendas. Porém o mesmo relatório pode servir para a maioria dos setores. 

É através dele que o setor de marketing pode consultar se uma ação publicitária deu certo ou não, quantos leads estão gerados por mês, se esses leads estão sendo convertidos ou não, em qual produto vale a pena investir em campanhas publicitárias e quais não estão dando retorno.

Vamos a importância dos relatórios de vendas quando precisamos identificar um produto que precisa de maior visibilidade, identificar o retorno de investimento ou, no caso do marketing, quando desejamos criar alguma campanha de divulgação ou promoção.

O setor de criação de conteúdo pode utilizar para o planejamento de postagens mais frequentes sobre determinado produto que está com as vendas em alta ou que precisa de uma maior visibilidade e divulgação.

O setor financeiro, para saber se novos investimentos podem ou não ser efetuados, em que momento os clientes compram mais e qual receita é gerada dessas vendas, e assim por diante.

Principais métricas utilizadas em um relatório de vendas de e-commerce.

Como vimos, grande parte da empresa utiliza os relatórios de vendas.

Pensando nisso, é necessário definir métricas que tragam informações importantes para todos os setores, tomando o cuidado para não deixar o relatório muito grande e com informações desnecessárias.

CAC e LTV

CAC ou (Custo por Aquisição do Cliente) significa o valor que está sendo investido para a aquisição de novos clientes. Isso irá incluir as despesas em ações publicitárias, campanhas, investimento em publicações em redes sociais, disparo de e-mail marketing, custo de ferramentas virtuais, salários etc.

LTV ou (Lifetime Value) mostra quanto você fatura com um cliente fidelizado.

Com essa métrica você consegue entender onde é melhor investir para ter um melhor retorno.

Desempenho do produto

Entender qual produto vale ou não investir tempo e dinheiro.

Basta tomar cuidado para tomar realmente as decisões certas e não insistir em algo que não traz retorno.

Tomar cuidado para não ter apenas um carro chefe, pois se este em algum momento estiver com o grau de vendas baixas, você terá outros que valerão a pena dar atenção. Aqui também conseguimos enxergar a importância dos relatórios de vendas em tempo real.

Quando temos um relatório atualizado e disponível a qualquer momento, podemos verificar todo o desempenho que um produto está tendo, seja em dias normais ou durante alguma promoção ou campanha.

Quantidade de vendas diárias

Em um e-commerce as vendas são totalmente virtuais, portanto você não conseguirá avaliar as metas de um determinado vendedor individualmente como numa loja física de veículos por exemplo.

Nesse caso, avaliar a quantidade de vendas diárias ajuda a verificar se as metas estão sendo batidas ou não, e melhorar a UX (User experience) no site.

Podemos listar inúmeras coisas que podem melhorar a experiência do usuário, mas umas das mais comuns seriam a descrição do produto, fotos detalhadas, facilidade na compra, atendimento para retirada de dúvidas entre outras.

Ticket médio

O ticket médio é o indicador de desempenho que fornece o valor médio de venda por cliente e funciona como uma importante métrica na hora que sua empresa fizer o planejamento de vendas.

Para efetuar o cálculo, basta dividir o faturamento pelo número de vendas de determinado serviço ou produto.

Geralmente é feito um comparativo entre períodos para ter uma melhor visão em relação ao valor que foi gasto em investimento

(publicidade, ferramentas de trabalho, matéria prima) ao valor de retorno das vendas.

Outras dicas importantes nos relatórios de vendas

Traçar metas alcançáveis

Vá com calma. Trace metas que você sabe que são possíveis de alcançar.

Alguns objetivos não são alcançados não por falta de capacidade ou estrutura, mas simplesmente porque são impossíveis de serem alcançados em um determinado tempo estipulado.

Padronizar os relatórios

Ter relatórios padrões ajudam muito a encontrar com facilidade a informação desejada.

Você pode manter o mesmo layout dos relatórios com a mesma periodicidade apenas alterando os gráficos e comparativos.

A Vtex é hoje uma das maiores plataformas de marketplace do mercado.

Com ela, é possível criar e gerenciar seu e-commerce de forma descomplicada e com todo o suporte necessário.

Itens como Marketplace, web e mobile, atendimento ao cliente, prateleira infinita, atendimento de vendas em campo entre outros, estão disponíveis no mesmo lugar.

Pensando nisso, nós da Meest criamos uma plataforma de relatórios em tempo real integrada à Vtex, para que você não perca nenhum detalhe da quantidade de vendas efetuadas em seu e-commerce.

Gostou do nosso conteúdo em relação à importância dos relatórios de vendas no e-commerce?

Confira também nosso artigo especial sobre o poder do blog para vendas no e-commerce.

Clique aqui e saiba mais.

Related posts
DicasE-commerceTools

Como vender mais no e-commerce B2B

E-commerce

Como ter um eficiente relatório de vendas usando Vtex?

DicasE-commerce

5 táticas de crescimento para o e-commerce

DicasE-commerceMarketing digital

A importância de um blog para o e-commerce

Entre para a nossa newsletter