Assine agora e ganhe 30% OFF no plano anual!

E-commerceMarketplaceNegócios

Quais as principais diferenças entre marketplace e e-commerce?

Quem possui interesse em ter um negócio online precisa saber as principais diferenças entre marketplace e e-commerce para fazer a escolha correta. O comércio online é uma categoria que está em crescimento e teve alta de 53,83% em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, segundo o Portal E-commerce Brasil.

Porém, mesmo com funcionalidades bem parecidas, algumas características são bem diferentes entre os dois e a aquisição entre um e outro vai depender do seu estilo de negócio e do quanto você deseja e pretende investir.

Definição do Marketplace

Resumidamente o marketplace é uma plataforma online que reúne diversos itens de diversas lojas no mesmo local.

Quando ocorrerem problemas com algum produto, o contato, a logística, a entrega, as reclamações ou a garantia serão tratados diretamente com o a marca do marketplace, que irá contatar o fornecedor a fim de buscar uma solução para o cliente.

Definição do E-commerce 

Em contrapartida, no modelo de e-commerce os produtos são comercializados diretamente em sua loja virtual.

O cliente terá conhecimento da sua marca e caso ocorrer algum problema, seja com o produto, entrega ou algum outro tipo, o cliente terá que resolver diretamente com o setor de atendimento da sua empresa.

O investimento é maior porém o controle de tudo o que acontece também. 

Principais características e diferenças de cada plataforma

  • Investimento: No e-commerce, o investimento será automaticamente maior, pois toda parte de divulgação, segurança da informação e manutenção do site estarão por conta do proprietário. Já no marketplace, todos esses pontos serão feitos pelo site que fará a divulgação dos seus produtos.
  • Marketing: Uma das vantagens do e-commerce, é que sua empresa investirá em marketing digital para divulgação, mas os clientes conhecerão sua marca. No marketplace não é necessário investir ou divulgação, porém sua empresa não será reconhecida no mercado.
  • Formas de pagamento: Tanto o marketplace quanto o e-commerce podem contar com diversas formas de pagamento. A diferença é que algumas plataformas optam em direcionar o cliente para fechar a compra no site do fabricante. Isso pode gerar algum tipo de desconfiança e fazer com que a compra não seja finalizada.
  • Alcance de público: Como falamos anteriormente, o marketplace é uma grande vitrine com diversos produtos. Nele aparecerão produtos com nichos totalmente diferentes do seu. Se por acaso seus itens forem de um público muito específico, a melhor opção será o e-commerce, pois oferecerá exatamente o que o cliente precisa e fará com que ele se lembre da sua marca para uma futura nova compra.
  • Concorrência: Como o marketplace faz a venda de diversos produtos, você estará competindo lado a lado com seus concorrentes. Nesse caso, vencerá quem oferecer o melhor preço. No e-commerce, mesmo tendo um trabalho maior fazendo com que os clientes reconheçam sua marca, um leque de novas possibilidades se abrem para bater de frente com a concorrência, sejam elas através de promoções, atendimento personalizado, ações publicitárias entre outros.
  • Lucro: Ambos seguimentos podem gerar lucros. Neste caso, dependerá de quanto você deseja ou pode investir em seu negócio. 

Marketplace ou E-commerce? Qual escolher?

Agora que você já conhece um pouco mais dos prós e contras das duas e sabe que ambas podem gerar lucros, lembre-se de que você pode escolher as duas.

Sim. Por que não?

Uma boa estratégia seria manter um e-commerce para sua marca ser reconhecida e ao mesmo tempo vender alguns produtos no marketplace para ter uma fonte de renda e de investimento.

Agora se o investimento for baixo e você não conseguir manter os dois segmentos ao mesmo tempo, analise o que se encaixa melhor em seu orçamento e comece a vender.

Curtiu esse post?

Faça seu cadastro em nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.

Até logo.

Related posts
DicasE-commerceTools

Como vender mais no e-commerce B2B

E-commerce

Como ter um eficiente relatório de vendas usando Vtex?

DicasE-commerceTools

A importância dos relatórios de vendas no e-commerce.

DicasE-commerce

5 táticas de crescimento para o e-commerce

Entre para a nossa newsletter