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O poder do blog para gerar vendas no e-commerce

Hoje em dia, mesmo os blogs sendo bem famosos e populares entre empreendedores, muitos ainda não acreditam no poder do blog para gerar vendas no e-commerce.

Antigamente, os blogs eram mais conhecidos como uma espécie de diário e em sua grande maioria, não tinha a intenção de comercializar nenhum produto ou serviço.

Os “blogueiros” geralmente falavam sobre assuntos do cotidiano ou do seu dia a dia.

Mas as coisas mudaram! Hoje, os blogs são muito utilizados por grandes, médias e pequenas empresas para atrair e fidelizar clientes.

Ficou curioso para saber como isso é possível?

Confira abaixo!

Neste conteúdo vamos abordar os seguintes assuntos:

  • Como criar um blog
  • Utilização do blog para gerar leads
  • Como aparecer nas primeiras páginas do Google com ajuda do blog

Como criar um blog

De acordo com o estudo “Blogs do Brasil: Panorama 2017”, conduzido pela BigData Corp em 2017, mais de 5,5 milhões de blogs fazem parte dos 10 milhões de sites ativos atualmente em nosso país e o número só cresce cada vez mais.

Criar um blog pode parecer fácil, mas nem sempre é assim.

Em questão de plataforma, verifique se é possível inserir seu blog dentro do seu e-commerce ou se preferir, utilize o WordPress e insira o seu e-commerce como um subdomínio.

Mas calma. Antes de começar a criar seu blog é necessário efetuar um planejamento.

Veja alguns pontos que devem ser considerados para que seu blog gere vendas no e-commerce.

Assuntos abordados

Antes de efetuar a criação, anote quais assuntos serão abordados.

Esses assuntos funcionarão como fatores decisores de vendas do seu produto ou serviço.

Ou seja. 

Suponhamos que você tenha uma agência de publicidade. Nos textos, você poderá abordar assuntos relacionados a marketing digital, publicidade e propaganda, novas tendências do mercado publicitário, formas de como a publicidade pode ajudar sua empresa a lucrar mais, entre outros.

O objetivo é falar sobre assuntos que o seu negócio possui autoridade e fazer com que o leitor/prospect identifique que possui um problema e que os serviços ou produtos da sua empresa são a solução.

Estruturação do texto

O poder do blog para gerar vendas depende muito da forma que o texto é escrito.

Além de ter autoridade nos assuntos abordados, é necessário que ele seja bem elaborado para que seu cliente continue a leitura até o final.

A estrutura de um artigo se organiza em:

  • Título + resumo
  • Introdução
  • Desenvolvimento em tópicos
  • Fechamento
  • Call to Action

Redes sociais

Antes de começar a publicar no blog, lembre-se também de estar nas redes sociais.

Faça uma pesquisa sobre onde seus clientes mais interagem, pois os textos do blog deverão estar atrelados a posts ou stories das redes.

Utilização do blog para gerar leads

Já definiu quais assuntos você transformará em conteúdo e onde vai publicá-los?

Agora é a hora que você começará a enxergar o poder do blog para gerar vendas do seu e-commerce.

É necessário que você separe corretamente cada tipo de conteúdo para o público certo do funil de vendas.

Fazendo isso, rapidamente você começará a ver o crescimento de novos leads em seu site.

Funil de vendas

O funil de vendas é um nome metafórico dado à jornada do cliente desde a descoberta até a avaliação e compra do seu produto ou serviço.

Para cada etapa é aconselhado um tipo diferente de conteúdo que dialoga melhor para cada momento do cliente.

Os momentos são divididos em três:

  • Topo do funil – A descoberta
  • Meio do funil – A consideração
  • Fundo do funil – Decisão de compra

Topo do funil – A descoberta

Os conteúdos para topo do funil ocorrerão quando o cliente estiver descobrindo que possui um problema.

Por exemplo:

Você possui uma loja de tênis esportivos e deseja produzir conteúdos para o topo do funil.

Nessa fase, você produzirá conteúdos para atrair, por exemplo, pessoas que estão considerando começar a praticar esportes.

Elas encontrarão seus conteúdos em buscas genéricas no Google (área que exibe conteúdo não pago) ou em redes sociais.

Para o topo do funil, é aconselhado criar conteúdos como Webinars, vídeos no Youtube que podem estar linkados em seu blog, ou blog posts.

Meio do funil – A consideração

Nesta etapa, o cliente já conhecerá ao menos um pouco sua empresa e possivelmente terá lido um ou mais posts do seu blog. 

Nesse momento, ele já identificou que tem um problema, porém ainda está considerando fazer ou não uma compra em seu site.

Para o meio do funil, o mais aconselhado é criar blog posts com mais de mil palavras, gerando assim, conteúdos mais detalhados e explicativos sobre determinado assunto, podcasts, e-books ou infográficos.

Aqui, é oferecido o conteúdo em troca de um breve cadastro para que você tenha os dados desse lead.

Por exemplo:

O cliente está considerando comprar um tênis de corrida para iniciantes e verificou que em seu site possui um e-book com o título:

“Os melhores tênis de corrida para iniciantes.”

Para efetuar o download, basta ele inserir dados como nome, telefone e e-mail e assim uma caixa libera o e-book para download.

Dessa forma, você acabou de gerar um lead e possui a permissão para enviar e-mails marketing para possíveis compras futuras.

Fundo do funil – Decisão de compra

O fundo do funil é a etapa que o cliente está muito próximo de fechar negócio com sua empresa.

É nesse ponto que ele tem interesse em ter certeza que sua empresa é confiável.

Nessa etapa, os conteúdos mais aconselháveis são:

  • Depoimentos de outros clientes: Você pode pedir a outros clientes que deixem um comentário sobre a experiência que tiveram em relação à sua empresa e pedir autorização para expor esse comentário em seu site. Clientes que estão a um passo de efetuar a compra, gostam de ver que outras pessoas tiveram uma boa experiência em relação a um produto ou serviço.
  • Ferramentas para teste: Se sua empresa oferece algum serviço como aplicativo ou software, uma boa opção é liberar uma versão de teste para que o cliente possa avaliar se seu serviço é realmente o que ele precisa. Tutoriais e vídeos com demonstrações também chamam a atenção.

Pós-vendas

Se você efetuou uma venda e achou que acabou, está muito enganado.

É muito mais fácil continuar vendendo para clientes que já conhecem sua empresa do que para pessoas que a desconhecem.

Neste ponto, cabe muito bem enviar e-mails marketing com kits exclusivos, promoções ou melhorias e updates em determinados serviços.

Como aparecer nas primeiras páginas do Google com ajuda do blog

Muitas pessoas acham que é possível aparecer na primeira página do Google apenas com campanhas pagas, mas isso é um mito.

Tirando os primeiros sites que acompanham a sigla “Ad” no início, que são anúncios de campanhas pagas, os outros sites que aparecem na primeira página estão ali de forma totalmente gratuita.

Além de você ter um blog, com conteúdo de qualidade e bem estruturado, o Google exige que seu artigo possua palavras-chaves bem distribuídas ao longo do seu texto.

Isso permite que a ferramenta de busca perceba que você realmente está falando sobre o anúncio do texto e trazendo informações relevantes ao seu leitor.

Estar na primeira página do Google pode ser um grande privilégio e um grande passo para seu blog aumentar as vendas em seu e-commerce, sendo que poucas pessoas se limitam a consultar as outras páginas de resultados.

Portanto, faça o planejamento, estruture seu conteúdo e comece agora a gerar novos leads e aumentar suas vendas.

Curtiu nosso conteúdo sobre o poder do blog para gerar vendas em seu e-commerce?

Quer saber como acompanhar seus resultados e ver se suas vendas estão ou não aumentando consideravelmente? Clique aqui e consulte nosso conteúdo que fala sobre a importância do relatório de vendas no e-commerce.

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