
Criei meu e-commerce. E agora? O que fazer para que meus clientes saibam que minha empresa existe? Saiba como utilizar o marketing para impulsionar sua loja virtual.
Mesmo parecendo iguais, uma loja física é bem diferente de uma loja virtual, não só na forma de compra, como na divulgação, atração de clientes e identificação de concorrentes.
É aí que o marketing digital aparece como um grande solucionador de problemas.
Neste artigo, vamos mostrar como impulsionar sua loja virtual com ajuda de algumas estratégias, ferramentas e um pouco de planejamento.
O que é marketing digital?
De forma resumida, consiste na promoção de produtos, serviços ou marcas através de mídias digitais.
É considerado como um processo social, no qual pessoas ou grupos de pessoas satisfazem necessidades e desejos por meio de oferta, venda e compra de produtos ou serviços uns com os outros.
O marketing digital para e-commerce vai muito além de apenas ajudar você a vender produtos.
Você tem a oportunidade de interagir diretamente com seu público-alvo, gerando credibilidade, confiança e tornando sua marca inesquecível.
Colocamos algumas dicas abaixo para que você entenda melhor como isso é possível e quais ferramentas utilizar para impulsionar sua loja virtual.
Mostre que seu site é confiável
Além de ter um e-commerce funcional, que mostra todos os detalhes do produto e facilita sua forma de compra, é necessário que as informações da sua empresa sejam de fácil acesso para os consumidores e futuros consumidores.
Outro fator importante são os canais de comunicação de fácil acesso.
Tanto as abas de chat na página inicial do site, ou formulários de dúvidas, são grandes facilitadores na jornada de compra do cliente e que geram confiança.
Entenda a jornada de compra
No e-commerce, diferente das lojas físicas, é possível verificar através de relatórios, os clientes que entraram em seu site, colocaram produtos nos carrinhos mas não fizeram a compra, e clientes que realmente finalizaram o pedido.
Dessa forma, será possível identificar em tempo real, por quais motivos as compras não foram efetivadas, seja porque o cliente precisa colocar dados demais ou se alguma funcionalidade do site está com problema.
Invista nas redes sociais
Uma pesquisa publicada na Forbes informa que quase 25% dos donos de empresas estão vendendo por meio do Facebook, enquanto 40% deles estão usando as redes sociais para gerar vendas.
Vamos imaginar a seguinte situação:
Você está conversando com seus amigos e no meio da conversa informa que está procurando um lugar que vende cadeiras personalizadas.
Um dos amigos da mesa diz que se lembra do nome da loja em que comprou a cadeira do escritório dele, porém não sabe o site nem o telefone.
A conversa flui. Quando você chega em casa e acessa o Instagram, lembra do nome da loja e faz uma busca, porém nada encontra.
Após tentar algumas vezes, você vai no Facebook e… nada.”
Isso já seria o suficiente para muitos clientes desistirem de procurar os produtos da sua loja e buscarem outros locais para compra.
Por isso, invista em redes sociais.
Publique os produtos novos e crie promoções com desconto em dias comemorativos como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças entre outros.
Conte as novidades da empresa.
Crie um plano de postagens periódicas para que os clientes não se esqueçam da sua marca.
Faça com que o cliente se sinta parte do time e amigo da loja.
Lembre-se de pesquisar a rede social que seu público-alvo está para destinar seus investimentos de tempo e dinheiro para o lugar certo.
Interaja e tenha engajamento com seu público-alvo
Apenas manter as postagens nas redes sociais não é o suficiente.
É necessário interagir com os clientes para que ocorra a fidelização.
As redes sociais disponibilizam diversas ferramentas para que isso seja feito.
Por exemplo:
Você pode fazer um post no Instagram pedindo para que as pessoas marquem amigos para concorrer a algum produto. Conforme os clientes forem marcando as pessoas, comente algo agradecendo ou informando.
Ou até mesmo utilize a ferramenta de pesquisa do story para levantar algum tipo de dado e trazer algum comentário do resultado.
As formas de interação podem se diversificar bastante e isso acontece de acordo com o público da empresa.
Lembre-se que compartilhamentos de publicações engraçadas e inovadoras podem impulsionar sua loja virtual.
Invista em Remarketing
O remarketing consiste em várias ferramentas que trazem de volta para seu site o cliente que fez ou não uma compra.
Pop ups, banners em redes como Youtube e até mesmo os e-mails marketing podem despertar o interesse do consumidor.
Apenas tome cuidado para não ser irritante.
Investir em remarketing não é forçar o cliente a comprar na sua loja, mas lembrá-lo que você existe e pode oferecer os produtos ou serviços que ele procura.
Fique sempre atento aos relatórios
Por último e não menos importante, esteja atento aos relatórios com dados importantes para sua empresa.
Esse é um fator que impulsiona rapidamente sua loja virtual.
Estar atento aos relatórios faz com que você identifique todo e qualquer tipo de problema em tempo real, saiba em qual época do ano é mais rentável investir em publicidade, verifique a quantidade de novos leads e novos clientes mensais e entenda as necessidades e dificuldades do seu público-alvo.
Preparamos um artigo exclusivo sobre a importância do relatório de vendas no e-commerce.
Pensando nisso, nós da Meest desenvolvemos um software que funciona de forma integrada à Vtex e possibilita que você extraia diversos relatórios para controle das suas vendas.
Com poucos cliques você monitora o crescimento e planeja novos investimentos para seu e-commerce.
Curtiu?
Clique aqui e teste agora por 7 dias grátis.
Até logo.