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5 táticas de crescimento para o e-commerce

Hoje em dia, é possível utilizar diversas táticas de crescimento para o e-commerce.

Desde as mais simples às mais complicadas, ou das ferramentas grátis às ferramentas pagas, toda e qualquer tática precisa de planejamento.

O mercado de e-commerce vem crescendo a cada dia que passa e o que não falta são clientes. Só no primeiro semestre de 2020, cerca de 7 milhões de novos usuários fizeram sua primeira compra através de e-commerce, segundo dados da empresa Ebit/Nielsen.

Você que pensa em ter seu primeiro e-commerce ou já possui sua loja virtual, com certeza não quer ficar de fora e perder vendas, correto?

Neste post, vamos te mostrar cinco táticas de crescimento para o e-commerce para sua loja virtual disparar e sair na frente da concorrência.

Confira!

1. Conheça seu cliente

Essa parece uma dica meio óbvia, mas não é.

Muitos donos de lojas virtuais acabam perdendo receita simplesmente por não conhecerem seu cliente.

Portanto, para que isso não ocorra, crie uma persona.

Pense no seu cliente ideal e escreva num papel ou bloco de notas todos os detalhes dele ou dela.

Considere fatores como:

  • Idade
  • Sexo
  • Localização
  • Classe Social
  • Poder aquisitivo
  • Formação educacional
  • Hábitos de consumo

E não apenas isso. 

Verifique as redes sociais e outros canais que seus possíveis clientes mais interagem.

Assim, é possível saber em qual local é mais rentável fazer qualquer investimento de promoções ou campanhas publicitárias.

Além disso, com a criação da persona é possível identificar a linguagem utilizada nos conteúdos que serão publicados nas redes sociais ou no blog da sua loja virtual.

2. Invista em redes sociais

A utilização das redes sociais é uma tática razoavelmente barata mas muito eficiente de crescimento para o e-commerce.

Além de efetuar campanhas de divulgação, você consegue interagir com seus clientes, fazer pesquisas de satisfação, pedir opiniões sobre novos produtos, informar novidades e novos lançamentos da loja e muito mais.

É possível também linkar os conteúdos publicados em seu blog diretamente nos posts das redes sociais.

Assim, você traz o público das redes sociais para seu blog, aumentando o tráfego do site e possivelmente o número de vendas.

3. Aproveite as datas especiais 

Aproveite para fazer promoções especiais em datas comemorativas como:

  • Dia dos namorados
  • Dia dos pais
  • Dia das mães
  • Dia das crianças
  • Natal
  • Ano novo

Essas datas são propícias a compras e oferecer uma oferta pode atrair clientes para sua loja virtual.

Além disso, ofereça ofertas para os clientes mais antigos e novos clientes.

Isso ajuda não só a aumentar as vendas, como fidelizar os consumidores que já compram frequentemente em seu e-commerce.

Se possível, envie e-mails ou cartões personalizados para que o cliente se sinta importante e veja que a empresa se importa com ele.

4. Se atente aos relatórios

Sempre se atente aos relatórios de vendas e investimentos.

Essa é uma tática de crescimento para o e-commerce que lhe fornece dados para investir em outras táticas.

Ficou confuso? Nós explicamos.

Por meio dos relatórios é possível comparar dados periódicos de vendas ou investimentos em campanhas publicitárias.

Os dados também oferecem informações sobre qual produto possui mais vendas e qual necessita de mais ou menos divulgações. 

Em relação ao blog, uma boa estratégia é se atentar nos comentários para verificar alguma crítica, elogio ou sugestão. 

As críticas e sugestões abrem as portas para melhorias em seu site e os elogios podem ser destacados na primeira página para que outros clientes vejam e se motivem a comprar em seu site.

Preparamos um conteúdo que fala exclusivamente da importância dos relatórios de vendas no e-commerce.

5. Invista em ferramentas on-line

Investir em ferramentas on-line pode ser uma boa tática de crescimento para o e-commerce.

Procure ferramentas que realmente ajudem no impulsionamento do seu negócio e no controle de informações.

Hoje em dia, é possível obter ferramentas grátis como o Google Analytics para análise de visitas em seu site e investimento em Google Ads.

Se você possui um e-commerce pela Vtex, nós da Meest te convidamos a conhecer o Vdash.

O Vdash é um software integrado à Vtex que disponibiliza relatórios de vendas em tempo real para que você tenha controle total do seu e-commerce.

Gostou da ideia?

Teste grátis agora mesmo e nos conte sua experiência.

Até logo!

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