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5 dicas de como fidelizar clientes no e-commerce

Como fidelizar clientes no e-commerce?

Essa é uma pergunta que muitos empresários que possuem ou que migraram para essa modalidade de negócio se perguntam.

Engana-se quem acha que o relacionamento com o cliente acaba assim que a venda é efetuada.

Porém acontece totalmente o contrário

Com uma boa estratégia e planejamento é possível fazer com que uma pessoa que comprou em sua loja se torne um consumidor fiel e ainda indique sua empresa para outras pessoas.

Neste artigo vamos te mostrar como fidelizar clientes em seu e-commerce e aumentar suas taxas de conversão.

Quer saber como?

Continue lendo abaixo.

O que significa fidelizar clientes?

Fidelizar clientes é o ato de manter um relacionamento com algum cliente que já efetuou alguma compra de algum produto ou serviço de sua empresa.

Segundo Philip Kotler:

“Manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.”

Ou seja, é muito mais barato se relacionar com um cliente que já conhece seus serviços do que fazer todo o processo do funil de vendas para novos leads.

Para fidelizar um cliente é necessário que você mostre que sua empresa possui diferenciais que outras empresas não possuem. E isso vai muito além de ter um produto de qualidade.

1. Tenha um bom site

Essa dica parece meio óbvia, não é mesmo?

Acredite. Muitos e-commerces pecam e perdem grandes oportunidades de vendas simplesmente por não investirem na experiência do usuário.

Ter um site responsivo, que oferece boas formas de pagamento, com produtos detalhados com imagens e descrições significativas, atendimento personalizado e fácil acesso às informações sobre a empresa é a chave para fidelizar clientes em seu e-commerce.

Separamos um artigo inteiro para você descobrir como ter um e-commerce de sucesso.

2. Foque no atendimento especializado

O atendimento é uma das principais chaves de fidelização de clientes.

Um estudo feito pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61% dos consumidores afirmam que o atendimento é mais importante que o preço ou a qualidade dos produtos.

Criamos um artigo completo que fala sobre a importância do atendimento em um e-commerce.

Confira!

3. Invista em entrega personalizada

Fazer a entrega do produto certo, em perfeito estado e na data prevista é o mínimo que um e-commerce deve fazer.

Se você quer que sua empresa tenha um diferencial em relação à concorrência, invista na entrega personalizada.

Pequenos mimos podem fidelizar clientes em seu e-commerce de forma surpreendente.

Uma empresa que faz isso muito bem e de forma simples é o Starbucks.

O Starbucks escreve o nome dos clientes nos copos das bebidas.

Essa pequena atitude, além do atendimento personalizado, rende interações e marcações da empresa nas redes sociais.

Portanto, faça mimos para seus clientes.

Escreva um cartão de agradecimento pela compra, envie um brinde, ofereça dias grátis na utilização de algum serviço ou amostras grátis de algum produto.

4. Envie promoções exclusivas

Nesse ponto temos uma infinidade de oportunidades que podem ser oferecidas.

Lembre-se que todo mundo gosta de se sentir exclusivo e de fazer parte de algo. Mostre que você está atento e preocupado com os clientes mais antigos.

Personalize oportunidades de desconto, crie programas de fidelidade onde o consumidor ganha pontos a cada compra e recebe um brinde ao final de determinado período, ou produtos exclusivos para clientes mais antigos.

5. Foque no pós vendas

Outro exemplo de empresa que faz isso muito bem é o Kabum!

Sempre que uma compra é efetuada no site, em alguns dias os clientes recebem um e-mail perguntando o que eles acharam do produto.

Além de saber se o cliente teve uma boa experiência é possível identificar se vale ou não a pena continuar comercializando o produto comprado.

E não só isso.

É possível incrementar a pesquisa para verificar o que o cliente achou dos outros pontos como atendimento e prazo de entrega e com isso identificar possíveis problemas.

Seguindo esses passos, será possível não só fidelizar clientes em seu e-commerce como também atrair novos leads para sua empresa.

Nunca se esqueça de manter atualizado seu blog com conteúdos ricos e notícias sobre mudanças em sua empresa.

Mantenha seu consumidor sempre informado. Faz toda a diferença.

Conhece algum outro ponto bacana para ajudar na fidelização do cliente?

Conte pra gente.

Deixe nos comentários abaixo.

Até logo!